quarta-feira, 25 de julho de 2012

Um conto sobre a noite negra da alma



Uma vez, numa noite escuríssima e trevosa, o tipo de noite em que a terra fica negra, as árvores parecem mãos retorcidas e o céu é de um azul-escuro de meia noite, um velho vinha cambaleando pela floresta, meio às cegas devido aos galhos das árvores. Os ramos arranhavam seu rosto, e ele trazia um pequeno lampião numa das mãos. A vela dentro do lampião tinha uma chama cada vez mais baixa. O homem tinha os cabelos amarelos e compridos, dentes amarelos e rachados e unhas amarelas e recurvas. Ele andava todo dobrado, e suas costas eram arredondadas como um saco de farinha. Sua pele era tão vincada que caía em folhos do seu queixo, das axilas e dos quadris. Ele se apoiava numa árvore e se forçava a avançar; depois se agarrava numa outra para avançar mais um pouco. E assim, remando desse jeito e respirando com dificuldade ele ia atravessando a floresta. Cada osso nos seus pés ardia como fogo. As corujas nas árvores piavam acompanhando o gemido das suas articulações à medida que ele seguia pelas trevas.
Muito ao longe, tremeluzia uma luzinha, um chalé, um fogo, um lar, um local de descanso; e ele se esforçava na direção daquela luz. No exato instante em que chegou à porta, ele estava tão cansado, tão exausto, que a pequena chama no seu lampião se apagou e o velho caiu porta adentro desmaiado. Dentro da casa, uma velha estava sentada diante de uma bela fogueira e ela se apressou a chegar até ele, segurou-o nos braços e o levou mais para perto do fogo. Ela o abraçou como uma mãe abraça o filho. Ela se sentou na cadeira de balanço e o embalou. E ali ficaram os dois, o pobre e frágil velhinho, apenas um saco de ossos, e a velha forte que o embalava.
— Pronto, pronto. Calma, calma. Pronto, pronto. Ela o embalou a noite inteira e, quando ainda não havia amanhecido mas estava quase chegando a hora, ele estava extremamente remoçado. Ele era agora um belo rapaz, de cabelos dourados e membros longos e fortes. Mas ela continuava a embalá-lo.
— Pronto, pronto. Calma, calma. Pronto, pronto. E quando a manhã foi se aproximando cada vez mais, o rapaz foi se transformando numa linda criancinha com cabelos dourados trançados como palha de milho. No momento exato do raiar do dia, a velha arrancou bem rápido três fios da linda cabeça da criança e os jogou nos ladrilhos. Eles fizeram um barulhinho.
Tiiiiiing! Tiiiiiiing! Tiiiiiiiiing!
E a criancinha nos seus braços desceu do seu colo e saiu correndo para a porta. Voltando o rosto por um instante para a velha, o menino deu um sorriso deslumbrante, virou-se e saiu voando para o céu para se tornar o brilhante sol da manhã.
Os três cabelos de ouro (Clarissa Pinkola Estes)

5 comentários:

  1. conto bacana se bem que pelo titulo noite escura da alma achei que era algo mais pesado

    ResponderExcluir
  2. Belo conto Luciana! Parabéns.

    Esse buscador do desconhecido conseguiu por mais dolorosa e difícil que foi sua jornada, passar pela Noite Negra da Alma. Foi um dos poucos que encontrou seu e caminho, persistiu e alcançou seu porto seguro, recebendo assim a manifestação Divina da renovação espiritual e a paz que todos os grandes iniciáticos procuram e que muitos não encontram por sucumbir as dores da triste porem necessária Noite Negra da Alma.

    ResponderExcluir
  3. Sim, gente é sobre isso que fala o conto. Esse conto é antigo e eu o compilei da escritora C.P. Estés.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Li, kurti e indiquei nos MELHORES LINKS DA SEMANA.

    http://b1brasil.blogspot.com.br/2012/07/pare-de-procurar-cifre-em-cabeca-de.html

    JOPz

    ResponderExcluir