domingo, 18 de abril de 2010

É mais fácil acusar o gato!


As autoridades sanitárias de Natal estão preocupadas com o aumento de casos de toxoplasmose na cidade. Umas das TVs locais veiculou a semana passada uma matéria sobre esse assunto, mas deixou a informação incompleta e uma suspeita muitas vezes injusta sobre os gatos.
Veja o VÍDEO

Como veremos no artigo da Dra. Carmen, o gato só transmite a doença quando é contaminado, ou seja, gatos domésticos não transmitem toxoplasmose, salvo casos raros, quando ele pode ingerir aves, ratos ou baratas.  Já a falta de higiene generalizada que tomou conta de Natal, essa sim, é uma provável causa do aumento dos casos. Mas, é mais fácil fazer como na Idade Média: culpar o gato!

Veja o artigo:

Toxoplasmose: abrir mão da companhia do gato garante proteção?
pela Dra. Carmen Del Pilar V. de Zuna

A toxoplasmose ocorre em animais de estimação e produção incluindo suínos, caprinos, aves, animais silvestres, cães, gatos e a maioria dos vertebrados terrestres. Nos bovinos, suínos, cabras, etc. acarreta abortos, nascimento de fetos mal formados causando perdas econômicas.
O gato está relacionado com a produção e eliminação dos oocistos (ovos) e perpetuação da doença. Ele ingere os cistos que estão nos tecidos dos ratos, lagartixas, pássaros e baratas, e passa a eliminar nas fezes os ovos (oocistos). Estes ovos tem que esporular no meio ambiente antes de se tornarem infectantes; este processo demora de 1 a 5 dias após a excreção, dependendo da temperatura e umidade do meio ambiente.
Os gatos, após terem se infestado pela primeira vez, desenvolvem imunidade e em uma nova contaminação não eliminam mais oocistos, o que pode durar até 6 anos. Se acredita que só 1% da população felina esteja eliminando oocistos.
Os gatos tem o hábito de limpar-se, não deixando restos de fezes pela pelagem, e enterram seus excrementos. A possibilidade de contaminação dos seus proprietários é mínima ou inexistente. Acariciar um gato o tê-lo como animal de companhia não representa perigo. Mordidas ou aranhões do gato também não transmitem toxoplasmose.
A contaminação no homem acontece principalmente devido ao consumo de leite em natura (sem pasteurização), fundamentalmente de cabra e de vaca, carne de coelho, carne crua ou mal cozida, de boi e principalmente de suíno, salsichas, lingüiças que não são fiscalizadas (aquelas trazidas do interior, feitas artesanalmente e que tanto apreciamos), água contaminada em lugares onde não há saneamento básico, areias e terras contaminadas com fezes de animais doentes.
Gatos doentes com Leucemia felina ou AIDS felina podem afetar a gravidade da Toxoplasmose, porém não conseguem dar início a uma nova eliminação de oocistos
Um teste positivo para toxoplasmose de um gato ou de uma mulher não quer dizer que esteja doente; somente com a repetição após 2 a 4 semanas e aumento deste titulo significa que estão doentes. Um título só significa que provavelmente estejam imunes.
Gestantes e pessoas com a imunidade baixa (AIDS) devem cuidado com a alimentação, pedir para outra pessoa limpar a caixa de areia do gato diariamente ou em último caso usar luvas. Ao mexer com terra o uso de luvas também é indispensável. Após manipular carnes cruas deve-se lavar bem -com água e sabão- a pia, a tábua de carne e demais utensílios.
Desaconselhamos o uso de microondas para o cozimento de carnes já que o calor não consegue fazer o cozimento por igual; a temperatura ideal para cozimento de carnes é 67C.
Frutas e verduras devem ser bem lavadas; não deve-se experimentar carne crua ou embutidos em fase de maturação.
Se quer cuidar mais um pouco de seu gato não deixe que saia para caçar, não dê carne crua, vísceras ou ossos.
Também não podemos esquecer de controlar as baratas, que também contaminam os alimentos.
Existem trabalhos sobre fabricação de uma vacina para evitar que gatos eliminem oocistos, porém ainda temos que aguardar mais um pouco.

3 comentários:

  1. Com certeza é mais fácil mesmo acusar e condenar o gato, mas esquecem-se que as fezes de aves, comer carne mal passada também transmite a doença... mas vamos apenas acusar os gatos, afinal de contas, eles não falam não é mesmo!!!
    Há alguns anos atrás, com a morte da atriz Mírian Pires por toxoplasmose, este assunto veio muito a tona, e dá-lhes explicar ao povão que o gato não era o vilão de tal história.
    Beijos querida, tenha lindos dias nesta semana que se abre.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana.
    Hoje mesmo estive com o veterinário, fui levar Lolita para a primeira consulta. Ela está bem, só um fungo chatinho no pelo.
    Aproveitei e perguntei a ele sobre a essa matéria sobre a toxoplasmose, resposta dele: besteira!
    hehehe
    Beijos amiga, linda semana para você também!

    ResponderExcluir
  3. Oiii, desculpe-me pela invasão, mas venho
    lhe informar que o blog "Makeup By LíSa" está sorteando produtos.
    A ganhadora SORTUDA irá levar uma paleta 76 cores da Coastal
    Scents e um gloss Beauty Rush da Victoria´s Secret!
    Cadastros até 13/06/2010

    siga o blog e deixe meu nome no final do seu comentario
    no post por favor! Se puder me siga tbm, irei ficar mto feliz!

    Sorte pra gente!

    http://makebylisa.blogspot.com/2010/03/super-sorteio.html

    beejo beejo":"

    ResponderExcluir