terça-feira, 17 de novembro de 2009

Natal Feliz sem embrulho!

Olá pessoas.


E chegou a época natalina. há poucos anos atrás eu não só não gostava, como tinha ódio do Natal. Nada contra a festa em si, não, mas eu ficava deprimida, triste por motivos vários. Criamos, mesmo sem querer, uma espectativa de festa em família, presentes, confraternização, muita comida gostosa, etc, etc. Tudo isso que a mídia trata de exaltar todo ano mal chega novembro.


Aí, é claro que não estamos nos EUA, nem na Europa, e que vemos é pobreza, desentendimentos e muito, mas muito calor.


Eu olhava isso tudo e ficava revoltada e triste.


Mas hoje não penso mais assim. claro que continuo vendo tudo isso e não gosto nem um pouco, especialmente quando sei que muitas pessoas sofrem de fome e solidão no Natal.


Mas, sabe... eu vejo o Natal hoje com o meus olhos de criança e fico feliz.


São as coisas simples que encantam as crianças: as luzinhas em casa e pela cidade, as comidinhas da ceia, até a missa de Natal! Sim, é belo todo esse ritual, se visto sem o consumismo que a ele agregaram.


Não corro pra comprar presente, nem roupa nova, nada disso. Eu curto a atmosfera mágica que toma conta de boa parte do mundo. Curto essa energia que, bem ou mal, é positiva, como curto todo rito religioso, místico, mítico.


Então, vejo o Natal assim hoje em dia... pode ser que eu mude de idéia lá na frente, mudar de idéia é saudável e inteligente. Mas, por enquanto encontro alguma felicidade na contemplação dessa data.


O que é essencial do Natal é o que precisamos resgatar, ou seja, o nascimento de Jesus, o deus sol, a força da solidariedade, da compaixão, do amor entre os povos. O costume de presentear veio muito provavelmente do ato dos três reis magos que trouxeram presentes para o menino Jesus, mas eles não embalaram em caixas de plástico com papel alumínio e fita de seda!!!. Então, vocês gostam de dar presentes - o que aliás é bom em qualquer data hehehe - tentem optar pelo mínimo possível de lixo que sobrará do presente. Assim como mostra a ilustração da campanha "Natal sem embrulho":

Beijos nos corações!!!

Luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário