quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

A importância mágica da limpeza



Não são poucas as pessoas que procuram desesperadamente resoluções para seus problemas, dentre eles a estagnação da vida e as doenças físicas. Antes de qualquer julgamento místico observo a pessoa a minha frente, e quase sempre ela está bem vestida, por vezes muito arrumada e ostentando roupas e artigos de luxo. Mas eu fico me perguntando se aquela mesma pessoa cheirando ou não a perfume chega em casa e simplesmente põe a roupa de dormir e vai para a cama. Se tenho que dar algum parecer faço primeiro perguntas como essa, quanto à sua limpeza pessoal e da casa. Além dos aspectos mais profundos dos problemas psíquicos e físicos, o problema pode residir na simples mudança de hábitos de higiene. Ocorre que muitas são as pessoas que não suspeitam das consequências de se levar para a cama o corpo e até as roupas com que andaram por todos os lugares da cidade, entrando em contato físico e energético com vibrações nem sempre benéficas. Estes miasmas se predem ao corpo físico tanto quanto ao corpo energético, assim como no plano psíquico.

A Higiene é fator primordial para a saúde nestes três planos: físico, energético e psíquico. A questão torna-se ainda mais grave quando se trata de pessoas sensíveis, médiuns ou espiritualistas, magos, bruxas, enfim todos aqueles que por prática constante e aprofundada têm maior sensibilidade a estas impurezas.
Desse modo, às pessoas que me procuram queixando-se de diversas amarras na vida, bem como de doenças, e nas quais detecto esse comportamento, como também aos caminhantes das sendas espirituais, sempre sugiro ou relembro a importância do banho antes de dormir (de preferência assim que chegar em casa), de jamais dispor a roupa com que vêem da rua sobre a cama, nem levar os sapatos para dentro do quarto. A higiene do leito também é importante, trocar a roupa de cama uma vez por semana, assim como as toalhas de banho.
Não preciso discorrer sobre a fundamental relevância da alimentação e a faxina interna também é saudável. Sugiro um dia de limpeza do organismo por meio da ingestão de maçãs e água somente. Pela manhã sempre beber um copo de água fresca e, se quiser, uma vez por semana tomar um copo de água morna com algumas gotas de limão ao acordar. O jejum tem igual valor se feito com moderação.

Sobre higiene da casa, muito há escrito em livros e sites da Internet, mas não custa lembrar que de nada adianta a casa estar arrumada e perfumada se não houver iluminação e ventilação. A energia vital, cósmica, o ki dos orientais, deve encontrar amplo meio de circulação e condições de chegar a todos os cômodos e recantos. A luz do sol é rica em prana, o alimento energético do mundo e o vento é o veículo da sabedoria.
Por fim, chamo a atenção para a limpeza psíquica que encontra grande aliada na meditação ou no silêncio. Alguns minutos diários de introspecção, silêncio e respirações profundas já são suficientes para uma mente mais serena e um corpo espiritual mais imune a ataques. 

A meditação é feita por meio de técnicas várias que devem ser buscadas conforme o tipo de mente e intenção. Então, sem neuroses desnecessárias e, independente do clima em que vivemos, a higiene física, psíquica e da nossa moradia é possível, requer apenas alguns minutos diários de nossa atenção. 






2 comentários:

  1. Olá, passeando na blogosfera achei esse cantinho maravilhoso, e adorei e vou ficar por aqui...parabéns pelo Blog lindo...beijos floridos e aguardo a sua visitinha viu...

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto. Por aki só entramos pela porta de serviço e os calçados da rua não passam da área de serviço.. dali pra frente só com chinelinhos e calçados especiais que nunca saem de casa...

    JOPZ

    ResponderExcluir